Fratura do fêmur em idosos

A fratura de fêmur em idosos requer uma atenção dobrada, pois é considerada uma condição grave para esses pacientes. Além disso, deve-se entender os motivos pelos quais acontecem e o tratamento, pois a tendência é que esse tipo de fratura aumente com o passar do tempo.

Normalmente, as fraturas de fêmur ocorrem em pessoas acima de 65 anos, devido à perda de qualidade óssea – derivado da osteoporose, perda de força, equilíbrio e coordenação. As condições para agravar esses casos são complicações respiratórias, infecções e problemas cardíacos.

 

Causas de fraturas do fêmur em idosos

Como citado anteriormente, os motivos mais comuns de fraturas de fêmur em pacientes idosos se dão, principalmente, por conta da idade.  Quanto maior, mais alto o risco. Além disso, a osteoporose também contribui para o quadro, visto que diminui a resistência dos ossos. Desordens neurológicas são outros fatores que facilitam o risco de queda.  Pacientes idosos que já sofreram alguma fratura, têm maior risco de osteoporose e, portanto, é necessário tratar a osteoporose.

 

O que é fratura de fêmur?

Como citamos acima, as fraturas de fêmur são mais comuns em idosos, sendo ocasionadas, geralmente, por quedas da própria altura.

As fraturas mais comuns em idosos são divididas em dois tipos:

Fraturas do colo femoral: essa lesão envolve o colo do fêmur. Estas fraturas acontecem por quedas, o tratamento é cirúrgico e o diagnóstico é realizado com radiografias simples. Este tipo de fratura é tratado com cirurgia de artroplastia de quadril (prótese de quadril). O objetivo do tratamento é devolver o paciente o mais breve possível para atividades do cotidiano. Esta é a melhor maneira de evitar complicações.

Fraturas transtrocantericas do fêmur:  ocorre na porção superior do fêmur. São também fraturas de tratamento cirúrgico, nestes casos é realizado a cirurgia para estabilização e fixação da fratura, utilizando placas, pinos, parafusos ou hastes intramedulares. O objetivo é tratar a dor e proporcionar uma recuperação acelerada dos pacientes idosos.

 

Como prevenir as fraturas no fêmur?

Apesar da condição da idade, osteoporose e o risco de fraturas por quedas simples, há algumas medidas que podem contribuir para evitar as quedas em idosos. Confira:

  •    Exercícios físicos regulares;
  •    Retiradas de tapetes da casa ou inclusão de tapetes antiaderentes;
  •    Colocação de barras laterais nos ambientes em que o idoso necessitar de apoio, exemplo: próximo ao vaso sanitário e espaços para banho;
  •    Acompanhamento e tratamento correto da osteoporose;
  •    Cuidados com uso de medicamentos que podem causar sonolências ou tonturas;
  •    Hidratação e alimentação adequada;
  •    Uso de muletas e bengalas sempre que necessário.

 

Tratamento para fraturas no fêmur

Na grande maioria das vezes, o tratamento em pacientes com fratura de fêmur é cirúrgico. O objetivo é controlar a dor do paciente, estabilizar a fratura ou substituir por uma prótese. A movimentação precoce do membro reduz as complicações clínicas, promover o retorno aos movimentos e caminhadas precoces para uma recuperação mais rápida, bem como o aumento da sobrevida do paciente.

No blog do Dr. Pozzi há outros artigos que explicam as patologias e cuidados com o quadril. Acesse https://drmarciopozzi.com.br/ e confira nos textos mais informações sobre o membro.

Compartilhe:

Picture of Juliana Lago

Juliana Lago

Comente!

Categorias

Últimos Posts

Orientações
Pré-Cirúrgicas

Preparamos um manual com as principais orientações para que você esteja bem preparado(a) para a sua cirurgia com o Dr. Márcio Pozzi. Clique na imagem ao lado!

Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Ok”, você concorda com a utilização de todos os cookies.