Artrite Reumatóide no quadril

A artrite reumatóide é uma doença autoimune, que pode afetar qualquer articulação do corpo.

É uma doença reumatológica que acomete com mais frequência mulheres que homens. A história familiar é comum em pacientes portadores de artrite reumatóide, portanto possuir familiares portadores de doenças reumáticas como mães, tias, primas são um fator de risco.

Na maior parte dos casos a dor ocorre devido a lesão na cartilagem articular, mas ela ainda pode ser proveniente de outras causas, como tendinite, bursite, entre outros, devendo ser corretamente diagnosticada.

 

Sintomas da artrite reumatóide no quadril

Os sintomas que um paciente com artrite reumatóide pode apresentar são: rigidez articular, perda da mobilidade, alteração na marcha e dor na região da virilha com irradiação para a coxa.

A doença causa diversas alterações na região do quadril, como diminuição acentuada da espessura da cartilagem articular, cistos ósseos subcondrais, entre outros. Conforme a doença se agrava, esta pode ser muito limitante para o paciente, atrapalhando na realização de diversas atividades da vida diária.

 

Diagnóstico

O diagnóstico de artrose no quadril, secundário a artrite reumatóide é feito por um médico especializado, normalmente realizado por meio de exames físicos, seguido pela realização de exames como radiografia e se necessário ressonância magnética.

Em alguns casos, o paciente já possui o diagnóstico prévio da doença, devido aos sintomas existentes nas demais articulações.

 

Tratamento

Existem diversos tratamentos para artrite reumatoide com a finalidade de controlar ou até mesmo levar à remissão da doença. Este tratamento é realizado pelo médico reumatologista.

Desta forma, aliado ao uso de medicamentos, quando necessário, podem ser realizadas mudanças no estilo de vida do paciente, como praticar atividades físicas com alguma frequência, sessões de fisioterapia, uso de órteses, entre outros.

A realização dos exercícios é necessária para o fortalecimento da musculatura ao redor do quadril, preservando a mobilidade do paciente e controlando a dor.

É de extrema importância que o tratamento seja orientado para a doença e para a articulação, sendo necessário diagnosticar corretamente a fonte da dor e realizar o tratamento específico para ela.

Em casos onde a deterioração da articulação é mais severa, apresentando uma grande lesão na cartilagem, é indicada a realização da cirurgia, denominada artroplastia de quadril.

Neste contexto, a lesão articular ocorre tanto na região da bacia (acetábulo) quanto na cabeça do fêmur, devendo ser realizada a artroplastia total de quadril, substituindo a articulação danificada por uma prótese de quadril.

A cirurgia proporciona resolução no quadro de dor dos pacientes e melhor qualidade de vida, devendo ser realizada somente por um médico ortopedista especialista em quadril.

 

Consulte um especialista

A artrite no quadril torna-se um grande limitante para o paciente e necessita ser diagnosticada e tratada por um especialista, de preferência nos estágios iniciais da doença.

A doença pode afetar os pacientes de maneira bilateral, sendo comum em casos de lesões mais avançadas a realização da artroplastia total de quadril, permitindo que os pacientes voltem a ter uma boa qualidade de vida. O Dr Marcio Pozzi é ortopedista e traumatologista especializado em lesões e cirurgias no quadril, estando altamente habilitado a fornecer o diagnóstico correto, assim como seu respectivo tratamento.

Para mais informações sobre patologias e cirurgias no quadril, acesse o site do Dr. Márcio Pozzi.

Compartilhe:

Picture of Juliana Lago

Juliana Lago

Comente!

Categorias

Últimos Posts

Orientações
Pré-Cirúrgicas

Preparamos um manual com as principais orientações para que você esteja bem preparado(a) para a sua cirurgia com o Dr. Márcio Pozzi. Clique na imagem ao lado!

Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Ok”, você concorda com a utilização de todos os cookies.