Os joelhos e o quadril têm uma relação direta em suas funcionalidades. Então, sim, uma lesão no joelho não tratada pode, em alguns casos, prejudicar o quadril, pois as duas áreas do corpo estão relacionadas.
O joelho e o quadril estão conectados por meio de uma cadeia cinética, o que significa que eles compartilham uma relação biomecânica. Quando o joelho está lesionado e não é tratado adequadamente, pode ocorrer um desequilíbrio na forma como você anda ou se movimenta, o que coloca estresse adicional no quadril.
Um exemplo muito comum é quando ocorre uma entorse no ligamento cruzado anterior ou uma lesão meniscal que gera uma dor e instabilidade no joelho. A mudança na estrutura original do joelho levará a pessoa a compensar a lesão mudando a forma de andar e sua postura, afetando indiretamente a articulação do quadril. O quadril pode ser forçado a assumir uma carga maior ou uma posição anormal devido às alterações na mecânica corporal.
Além disso, algumas lesões no joelho podem levar a problemas no alinhamento dos membros inferiores, como uma marcha desalinhada ou uma distribuição desigual do peso corporal. Isso pode afetar a biomecânica do quadril, causando tensões excessivas e desequilíbrios musculares que podem levar a dores e lesões no quadril.
É importante tratar adequadamente qualquer lesão no joelho para evitar complicações e problemas em outras partes do corpo, incluindo o quadril. E lembre-se, qualquer sinal de dor ou de lesão, seja no joelho ou no quadril, é importante consultar um ortopedista especializado. O cuidado e tratamento adequado é muito importante para que o corpo se recupere de uma lesão.
Se você mora em Curitiba e sente algum desconforto na região do quadril, procure o Dr. Márcio Pozzi para tirar suas dúvidas e receber o tratamento adequado. Acesse o link para entrar em contato e agendar sua consulta.