Quais os diferentes tipos de prótese de quadril?

A prótese de quadril é um implante artificial que tem o objetivo de substituir todas as articulações que foram seriamente danificadas por alguma patologia, como: artrose, osteonecrose etc.

A artroplastia, nome do processo cirúrgico em questão, é um procedimento que tem evoluído bastante nos últimos anos, garantindo a melhor qualidade de vida de milhares de pacientes ao redor do mundo. Além disso, por meio desse tratamento, os pacientes podem voltar a realizar as tarefas do cotidiano que antes eram consideradas impossíveis! 

Para que você entenda melhor os benefícios que esse implante pode oferecer, mostraremos a você todos os detalhes relacionados à prótese de quadril. Vamos lá?

 

1. Do que é feita a prótese de quadril?

Antes de tudo, é importante saber quais são os componentes da prótese de quadril, pois cada um deles é composto por um tipo de material. São eles: o componente acetabular, o inserte acetabular, a cabeça femoral e a haste femoral.

O componente acetabular e a haste femoral são compostos por metal e podem ser produzidos com os seguintes materiais: aço cirúrgico, ligas metálicas ou titânio.

Já nos casos do inserte acetabular e da cabeça femoral, o inserte acetabular pode ser tanto cerâmica quanto polietileno e, no caso da cabeça femoral, pode ser tanto cerâmica quanto metal.

 

2. Quais os tipos de superfícies de próteses podem ser utilizados  

 

Bom, tudo vai depender do caso de cada paciente e da faixa etária em que ele se encontra! Vamos analisar juntos os tipos de prótese e os seus objetivos:

  •   Metal-polietileno: A superfície muito utilizada e muito estudada em todo o mundo. Com o avanço da tecnologia na produção do polietileno, hoje é uma superfície bastante segura.
  •   Cerâmica-polietileno: A superfície mais utilizada por pacientes nos EUA. Esse tipo de prótese possui uma ótima durabilidade e bons índices de desgastes.
  •   Cerâmica-cerâmica: materiais mais indicados para pacientes mais jovens, justamente por apresentar o menor nível de desgaste a longo prazo. Porém existem alguns riscos de quebra ou ruídos que deve ser discutido com seu médico. 
  •   Metal-metal: trata-se de uma prótese especial que é recomendada para casos mais específicos! Geralmente, ela é utilizada por atletas. Existem algumas complicações associadas a estes materiais, portanto deve existir uma boa conversa com seu cirurgião.

 

3. Qual é a idade do paciente e quanto tempo dura uma prótese de quadril?

A maioria dos pacientes que são submetidos ao procedimento possuem entre 50 e 80 anos de idade. Contudo, essa situação não é uma regra, afinal, pacientes jovens também podem ser submetidos a esse processo. Tudo vai depender da gravidade de cada situação, e não de sua idade.

Em relação ao tempo de duração, existem estudos mostrando índices de desgaste menores de 3% em 12 anos, ou seja, menos de 3% dos pacientes tiveram que trocar suas próteses nos primeiros 12 anos.  Existem vários estudos de análises estatísticas que mostram mais de 80% de pacientes satisfeito e sem trocar suas próteses com 20 anos de uso dos implantes. Porém, é importante ressaltar que as atividades físicas de grande impacto podem desgastar a prótese e, consequentemente, diminuir a sua durabilidade.

 

4. O que deve ser evitado após a artroplastia do quadril?

Sabemos que a artroplastia do quadril garante melhores condições de vida ao paciente. Entretanto, não podemos esquecer que a sua rotina sofrerá algumas alterações permanentes.

Após a realização da cirurgia, o paciente precisará evitar certos tipos de comportamento, como atividades de alto impacto, corridas de ruas e futebol. Atividades de alto impacto podem gerar maior desgastes do implante.

 

Procure um médico especialista!

Conseguiu compreender os benefícios que a artroplastia de quadril pode oferecer aos pacientes? E o mais importante: conseguiu entender o objetivo da prótese de quadril? Bom, se a resposta for sim, e você tem interesse em fazer uma avaliação, o próximo passo é procurar um especialista.

O Dr. Marcio Pozzi é ortopedista e traumatologista especializado em patologias do quadril, ou seja, ele é a pessoa certa para garantir a você um diagnóstico preciso e um tratamento eficaz.

Acesse já o site do Dr. Macio Pozzi e agende a sua consulta! E claro, se quiser ter acesso a mais informações relacionadas à prótese de quadril, não deixe de acessar os outros artigos que estão no blog.

Compartilhe:

Picture of Juliana Lago

Juliana Lago

Comente!

Categorias

Últimos Posts

Orientações
Pré-Cirúrgicas

Preparamos um manual com as principais orientações para que você esteja bem preparado(a) para a sua cirurgia com o Dr. Márcio Pozzi. Clique na imagem ao lado!

Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Ok”, você concorda com a utilização de todos os cookies.