Para entender como funciona a pubalgia, é importante ter o significado da palavra como base. Pubalgia se trata de uma lesão inflamatória no local onde os tendões se originam no osso púbico.
Essas lesões podem acontecer por um desequilíbrio entre as forças dos músculos abdominais e adutores do quadril e geralmente aparecem em indivíduos que fazem atividades de grande esforço físico e principalmente em corridas com mudanças de direção.
Esse tipo de lesão ocorre com muita frequência, mas não é preciso criar pânico. Através do diagnóstico e tratamento correto, o paciente poderá realizar as suas tarefas do cotidiano normalmente depois de alguns meses. Sendo assim, é importante ficar atento em relação a todos os sintomas para buscar ajuda na hora certa!
Causas da pubalgia
Bom, como já foi citado anteriormente, a pubalgia se trata de uma lesão no músculo. Essas lesões podem acontecer nos ligamentos ou tendões da região da virilha e geralmente elas aparecem quando há uma torção no corpo ou alguma mudança brusca e repentina de direção ao andar ou correr.
Além disso, esses tipos de lesões são muito comuns em pessoas que fazem movimentos repetitivos com o corpo, sendo assim, a tendência de atletas desenvolverem esse tipo de lesão é muito maior! Os esportes que mais se enquadram nesse aspecto de movimentos repetitivos são: futebol, vôlei, artes marciais, tênis, corrida e etc.
A pubalgia pode acontecer com qualquer indivíduo, mas os homens precisam ter o dobro de atenção e cuidado, pois a pélvis masculina é mais estreita do que a feminina. Sendo assim, a pélvis se torna mais instável e mais propensa a sofrer lesões.
Sintomas da pubalgia
Geralmente, a dor intensa na virilha e região da pube (logo abaixo do umbigo) costuma ser a característica principal da pubalgia, pois estressa os músculos que se inserem na pube. Essa dor pode sumir quando o indivíduo está imóvel, mas se intensifica quando ele começa a se mover, pois exercita os músculos na região.
Um simples espirro ou tosse também podem gerar dor, o que chama atenção para um problema que está comumente associado a pubalgia , que são as hérnias de parede abdominal.
Além disso, a dor na região da virilha pode aparecer através de movimentos simples e normais do corpo. Ela pode se intensificar através de um simples espirro ou tosse, por exemplo.
Tratamento
Após ter o diagnóstico certo da lesão com um profissional especialista na área, o mais recomendado seria um repouso de atividades esportivas de aproximadamente 3 semanas, porém em alguns casos paciente podem ficar até 3 meses afastados de atividades físicas de intensidade forte.
Ao longo desse processo, o indivíduo poderá usar bolsas de gelo para aliviar a dor e anti-inflamatórios para diminuir a inflamação.
Além disso, a fisioterapia também poderá ser muito benéfica nestes casos. Geralmente ela é recomendada depois de duas semanas por um ortopedista. Nesses casos, a fisioterapia terá o objetivo de fortalecer os músculos do quadril, virilha e abdômen para que eles possam se estabilizar e funcionar da forma adequada após o trauma.
E claro, há casos em que a lesão ocorre de forma mais grave. Nessas situações específicas, a cirurgia poderá ser a melhor opção e o médico irá analisar a situação para escolher o procedimento cirúrgico mais adequado.
Garanta um tratamento de qualidade
Buscar o diagnóstico com um profissional que seja especialista na área, já é o primeiro passo para garantir o melhor tratamento possível!
O Dr. Márcio Pozzi é um ortopedista renomado que atua em Curitiba. Além de ser ortopedista e traumatologista, ele também é especialista em cirurgia e lesões do quadril, ou seja, através dele você teria acesso a um atendimento seguro e muito eficaz. Ele possui o pacote completo para te oferecer o melhor tratamento possível.
Acesse já o site do Dr Márcio Pozzi ou ligue para agendar a sua consulta. O contato pode ser feito pelos seguintes números: (41) 3340-5500| (41) 98495-4111. Aguardamos você!