Conviver com dores no quadril não é nada simples, não é mesmo? Afinal, o quadril é responsável por uma articulação muito importante do aparelho locomotor e, quando sentimos dores, nossa locomoção e momentos de descanso podem ser prejudicados.
A dor no quadril pode surgir por diversas causas, como uma inflamação dos tendões ou da bursa na região do quadril, como no caso da tendinite ou bursite, ou uma inflamação do nervo ciático, condições de saúde e outras.
A seguir, confira as principais causas da dor no quadril.
Principais causas de dor no quadril
Como acabamos de ver, a dor no quadril pode surgir por causas diferentes. A seguir, confira as principais delas:
Artrose
A artrose do quadril é uma doença degenerativa crônica, um desgaste da cartilagem articular do quadril, também chamada de osteoartrose, osteoartrite ou coxartrose.
O principal sintoma do paciente com artrose do quadril é a dor. A localização mais comum da dor é na virilha, pode acontecer na parte ântero-lateral do quadril. A dor pode expandir para a face interna das coxas e frequentemente pode existir queixas de dor no joelho. Outro sintoma comum é a perda de mobilidade.
Artrite
Artrite inflamatória do quadril é caracterizada por uma dor maçante, dor na virilha, coxa exterior ou nas nádegas. Normalmente, a dor é pior pela manhã e diminui com a atividade, entretanto, a atividade vigorosa pode resultar em aumento da dor e rigidez.
Até metade de todos os casos de artrite de quadril podem estar relacionados à genética herdada, seja um membro da família com osteoartrite, genes de baixa saúde óssea ou alinhamento do quadril, o que eventualmente leva à artrite.
Impacto femoroacetabular
A síndrome do impacto femoroacetabular aparece devido ao contato da cabeça do fêmur com o osso do quadril, podendo causar dor na parte da frente do quadril na forma de fisgadas, dor na virilha ao ficar muito tempo sentado, agachar ou ao praticar esportes, por exemplo.
Normalmente, essa síndrome é mais comum em pessoas que praticam esportes com movimentos repetitivos, como ballet ou artes marciais, por exemplo, ou ser causado por fatores genéticos.
Fraturas por estresse no quadril
A fratura por estresse é uma pequena rachadura ou microfratura que aparece no colo do fêmur, que pode acontecer por uma sobrecarga no osso devido a uma fadiga nos músculos, que se tornam incapazes de absorver o impacto de atividades físicas, como a corrida, por exemplo, resultando em dor ou inchaço no quadril ou na virilha, que não melhora após a atividade ou dor que surge mesmo em repouso.
Osteonecrose (falta de irrigação sanguínea entre o fêmur e o quadril):
A osteonecrose no quadril acontece quando o suprimento de sangue para o osso não é suficiente. No quadril, afeta mais especificamente a cabeça do fêmur e com frequência, acomete os quadris dos dois lados. Com o tempo, a cabeça do fêmur pode necrosar, causando o colapso da cabeça femoral.
O principal sintoma é a dor na região da articulação do quadril que aparece ao pisar. Nos casos graves, evolui para uma dor durante o repouso, gerando grande incapacidade aos pacientes.
Inflamação nos tendões (tendinite):
A tendinite normalmente causa dor na articulação do quadril que piora ao fazer exercícios, como caminhar ou correr, e que pode irradiar para a perna. Este tipo de dor é mais comum em atletas que utilizam muito os tendões ao redor do quadril e, por isso, é comum que apareça depois de uma sessão de exercício físico, por exemplo.