O que é
O quadril é a parte superior do fêmur que liga o osso da coxa ao osso da bacia (pélvis), permitindo os movimentos dos membros inferiores.
Esta região é um local comum de fraturas que podem ocorrer em dois grupos de pacientes: jovens que sofrem traumas de alta energia (acidentes automobilísticos) e idosos (osteoporose) que sofrem traumas leves.
Sintomas
Pacientes com fraturas do quadril sentem uma dor intensa na região da virilha e na região superior da coxa. O paciente não consegue pisar com a perna fraturada, (impotência funcional) ou seja, sente muita dificuldade ou se torna impossibilitado de caminhar e como consequência ocorre inchaço e hematomas no local. Normalmente o paciente procura o pronto socorro devido à dor incapacitante.
As fraturas do quadril (fêmur proximal) têm vários padrões, mas basicamente são divididas em fraturas do colo do fêmur e fraturas inter-trocantericas do fêmur.
Diagnóstico
As fraturas do fêmur são diagnosticadas com radiografias da bacia e quadril. A tomografia computadorizada ou ressonância magnética são solicitadas para pacientes com fraturas na região do colo do fêmur que não são visualizadas em uma radiografia normal. As “fraturas ocultas”, aquelas que não parecem nos exames, são bastante raras, mas podem ocorrer e, neste caso, a avaliação clínica é muito importante na investigação.
Na radiografia e tomografia são avaliados também ossos da bacia que podem confundir o diagnóstico. Fraturas da bacia, ramos púbicos e acetábulo têm sintomas semelhantes à fratura do fêmur proximal. É muito importante avaliar a localização da fratura e os padrões da fratura, pois cada tipo de fratura tem técnicas cirúrgicas distintas.
Tratamento
Fraturas do fêmur proximal são quase sempre tratadas de maneira cirúrgica. O objetivo do tratamento cirúrgico é facilitar a mobilização e o retorno precoce para caminhar.
O tipo de cirurgia depende da localização específica da fratura. Fraturas inter-trocantéricas e fraturas do colo do fêmur, apesar de muito próximas têm tratamentos muito diferentes.
A cirurgia para fraturas inter-trocantéricas consiste na fixação com hastes intramedulares ou placas e parafusos.
Nas fraturas do colo do fêmur a técnica mais utilizada é substituição da articulação por uma prótese (artroplastia do quadril).
Prevenção
A nossa principal arma contra a fratura do fêmur no idoso é a prevenção. Pacientes idosos necessitam de precauções para evitar quedas. Devem utilizar calçados adequados, tapetes antiderrapantes (cuidado redobrado no banheiro e cozinhas onde o piso é mais escorregadio). É essencial o controle da osteoporose através de consultas médicas regulares, avaliações da massa óssea com exames de densitometria óssea. Quando necessário tratamento reposição de cálcio, vitamina D e ou bifofonados.