Como tratar a tendinite no quadril

Apesar de ser um problema bem comum em atletas, a tendinite no quadril é também comum em pacientes do sexo feminino acima dos 50 anos de idade. Além disso, ela se manifesta acompanhada de outros problemas, causando dores na região lateral, bastante incômodas ao indivíduo.

Os atletas de esportes que trabalham em excesso os tendões da região em volta do quadril acabam sofrendo mais com a tendinite. Isso acontece porque o esforço excessivo causa uma inflamação e pode provocar outros sintomas, como dor ao caminhar e dificuldade para cruzar as pernas.

Mas, afinal, o que é a tendinite no quadril? Como fazer um diagnóstico adequado e quais são os tratamentos indicados? Continue a leitura para saber mais sobre a tendinite no quadril.

O que é tendinite no quadril?

Também chamada de síndrome da grande trocânter, a tendinite no quadril está muito associada às atividades esportivas e consiste na inflamação dos tendões dos músculos dos glúteos, interferindo na região lateral, podendo se irradiar para a coxa.

De um modo geral, suas causas estão relacionadas aos esforços excessivos e repetitivos, posições viciosas que vão além da capacidade que o tendão suporta e também a falta de alongamento na região.

Como dito anteriormente, a Síndrome Dolorosa Trocantérica é mais comum em mulheres e atletas, sendo 80% dos casos em pacientes do sexo feminino, acima dos 50 anos de idade.

Os principais sintomas que podem ser um sinal de tendinite no quadril são dor no quadril, dificuldade para cruzar as pernas, cãibras e dificuldade para caminhar, sentar ou ficar deitado sobre o lado afetado.

 

Como fazer o diagnóstico?

É essencial que, assim que sentir qualquer incômodo ou sintoma de tendinite no quadril, a pessoa consulte um ortopedista. O histórico clínico e um exame físico vão ajudar na obtenção do diagnóstico de síndrome dolorosa trocantérica. 

Dependendo do caso, alguns exames de imagem podem ser solicitados a fim de auxiliar no diagnóstico e investigar ruptura dos tendões ou depósitos de cálcio. Radiografias, ecografia (ultrassonografia) e ressonância magnética são alguns dos exames de imagens que podem ser solicitados pelo médico.

Quais os tratamentos para a tendinite no quadril?

A maioria dos pacientes reage bem ao tratamento sintomático, que consiste na mudança de hábitos de vida e na realização de atividades físicas. A compensação de discrepâncias de comprimento dos membros inferiores, assim como a adequação do treino de corridas e correção de gestos esportivos e medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios também são muito eficazes. 

Algumas sessões de fisioterapia motora podem ser essenciais para o sucesso do tratamento para reequilíbrio da função e musculatura do quadril. Em alguns casos, injeções/infiltrações de corticosteróides podem fazer parte do tratamento.

Recentemente, a terapia por ondas de choque (TOC) que é uma terapia alternativa e não invasiva tem sido muito utilizada em casos de dor crônica que não obtiveram melhora com o tratamento convencional.

 

Cuidados que o atleta deve tomar para evitar a tendinite

A prevenção é o melhor caminho para os praticantes de atividade física. Alguns cuidados devem passar a fazer parte da rotina a fim de evitar lesões. Portanto, respeite o planejamento dos treinamentos, com atividades de preparo físico, alongamento, fortalecimento, equilíbrio muscular e postura.

Respeitar os períodos de descanso para a recuperação do corpo e ter cuidado com o ‘overtraining’, também são algumas dicas bem importantes, pois o excesso de treino é lesivo ao corpo e uma das causas da tendinite no quadril.

O Dr. Márcio Pozzi, é especialista em cirurgia do quadril e possui experiência com diferentes tipos de lesões, doenças e procedimentos na região, como artrose no quadril, impacto femoroacetabular, necroses, bursites, tendinites e pubalgia e artroscopia.

Acesse o site do Dr. Doutor Márcio Pozzi, ortopedista especialista em lesões do quadril em Curitiba. Ou entre em contato pelos telefones: (41) 3340-5500 | (41) 98495-4111 para mais informações.

Doutor Márcio Pozzi. Ortopedia e Traumatologia Especialista em Cirurgia do Quadril – CRM: 18670

Compartilhe:

Picture of Juliana Lago

Juliana Lago

Comente!

Categorias

Últimos Posts

Orientações
Pré-Cirúrgicas

Preparamos um manual com as principais orientações para que você esteja bem preparado(a) para a sua cirurgia com o Dr. Márcio Pozzi. Clique na imagem ao lado!

Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Ok”, você concorda com a utilização de todos os cookies.