Grande parte da população ainda não tem noção das consequências que a osteoporose pode gerar se não for diagnosticada e tratada a tempo. A doença se desenvolve lentamente e de forma muito silenciosa, dessa forma, a maioria das vítimas só sabem que tem algo errado, quando sofrem algum tipo de lesão, ou quando ocorre a quebra de algum osso específico.
Sendo assim, com o objetivo de mantê-lo em segurança e prevenido em relação a essa grave enfermidade, mostraremos aqui todas as informações cruciais que você precisa saber.
O que é osteoporose?
O significado da palavra osteoporose é “osso poroso”. Trata-se de uma doença que afeta diretamente os ossos, deixando-os mais finos e, consequentemente, mais frágeis. A fragilidade em relação aos ossos é tanta, que até mesmo simples movimentos, como curvar-se ou espirrar, por exemplo, podem levar a uma fratura.
As fraturas ocorrem com mais frequência nas vértebras da coluna vertebral, no punho e até mesmo no quadril, podendo gerar mudanças em relação à postura e a altura do indivíduo.
A doença pode afetar tanto os homens quanto as mulheres, mas é mais comum ocorrer com mulheres acima de cinquenta anos.
Principais sintomas da osteoporose
É importante ressaltar o fato dos sintomas não serem muito eminentes no estágio inicial da doença, por isso é sempre bom ficar atento.
Apenas após um certo período, quando os ossos já estão comprometidos pela enfermidade, é que de fato alguns sinais começam a aparecer. São eles:
- Dores nas costas, podendo ser causada por uma vértebra fraturada
- Perda de altura ocasionada pela lesão na coluna
- Postura mais curvada
- Quebras e fraturas constantes de alguns ossos
- Falta de ar
Medidas para evitar as fraturas decorrentes da doença
Você pode até achar que os fatores de risco estão apenas relacionados a algo que está fora do seu controle, mas isso está muito longe de ser verdade, pois você pode controlar alguns hábitos do seu dia a dia, como:
- Hábitos alimentares: a falta de vitamina D e cálcio são um dos principais fatores responsáveis pelo desenvolvimento da doença. Sendo assim, fique de olho na sua alimentação e estabeleça uma dieta que contenha alimento com esses elementos!
- Estilo de vida: evite uma vida sedentária a qualquer custo! Praticar exercícios físicos fortalece os ossos e diminui os riscos da doença ser desenvolvida. Além disso, também contribui para o fortalecimento do quadril (uma das principais áreas afetadas pela doença! Se sentir dor no quadril, fique atento e procure um profissional).
- Uso de tabaco e álcool: fumar e ingerir álcool com muita frequência são fatores que podem impossibilitar o crescimento de ossos novos, gerando mais riscos para propagação da doença. Além disso, o tabaco pode ser o principal responsável pela diminuição do estrogênio nas mulheres.
Como ocorre o diagnóstico?
Antes de tudo, seu médico pedirá alguns exames específicos para ter mais informações em relação a sua saúde óssea.
O diagnóstico pode ser realizado a partir do exame de densitometria óssea, para definir o volume da massa e analisar o resultado.
Todas as mulheres que possuem mais de 65 anos devem realizar esse exame, e os homens que possuem mais de 70 anos, ou que tenham fatores de risco, também precisam realizá-lo.
Tratamento da doença
Os tratamentos para a osteoporose estabelecida podem incluir exercícios, suplementos vitamínicos, minerais e medicamentos.
O tratamento tem a finalidade de retardar ou prevenir o desenvolvimento da doença, manter a densidade óssea saudável, prevenir fraturas, reduzir a dor e permitir uma qualidade de vida melhor às pessoas que já possuem a enfermidade.
Garanta um tratamento de qualidade
Como já foi dito anteriormente, o quadril é uma das áreas mais afetadas pela temida doença. Sendo assim, buscar o auxílio com um especialista seria o ideal, não é mesmo?
O Dr . Márcio Pozzi é um ortopedista e traumatologista especializado em tratamento de osteoporose e lesões de quadril. Além disso, ele também é especialista em cirurgia do quadril, ou seja, é um profissional que possui o pacote completo para lhe garantir o melhor tratamento!
Então não perca mais tempo! Acesse o site do Dr Márcio Pozzi, ortopedista especialista em lesões no quadril em Curitiba, ou entre em contato pelos seguintes números: (41) 3340-5500| (41) 98495-4111 para ter acesso a todas as informações de que precisa.
Doutor Márcio Pozzi. Ortopedia e traumatologia Especialista em Cirurgia do Quadril – CRM: 18670