Como ocorre a cirurgia de prótese no quadril?

A cirurgia de prótese no quadril, também conhecida como artroplastia do quadril, é uma das cirurgias de maior sucesso de toda a medicina moderna. Graças a evolução das técnicas cirúrgicas e implantes protéticos, esse tratamento é capaz de devolver qualidade de vida e movimentação ao paciente que enfrenta problemas na região.

No entanto, mesmo sendo um procedimento bem vantajoso, a cirurgia de prótese no quadril ainda é pouco realizada no Brasil. Nos Estados Unidos, cerca de 450 mil operações são realizadas todos os anos. Enquanto no Brasil os números não passam de 12 mil, de acordo com estimativas.

 

Neste artigo, você vai descobrir o que é, como funciona e para quem é recomendada a artroplastia do quadril. Além disso, vai saber um pouco mais sobre todos os tipos de próteses. Continue a leitura para saber mais!

O que é prótese no quadril?

Antes de se aprofundar sobre como funciona a artroplastia, é preciso saber o que é prótese do quadril e quais motivos a tornam necessária para o paciente.

O quadril é a articulação que une o osso da coxa, o fêmur, com a bacia, ou pelve, e um osso chamado acetábulo e é uma parte muito importante do corpo. A prótese, nada mais é, do que uma substituta artificial dessa articulação.

Ela é composta por quatro partes: um componente femoral, um componente acetabular e uma cabeça esférica. Esse tipo de tratamento é necessário quando acontece um desgaste natural dessa articulação, um problema muito frequente e limitante, que consiste no envelhecimento da cartilagem articular, responsável pela movimentação articular livre e sem dor.

Quando a cartilagem está desgastada, a articulação do quadril não consegue mais se movimentar livremente e suportar carga, provocando dor e restrição de movimento. Mas o que pode causar esse desgaste? A idade ou traumatismos frequentes, como corridas de longa distância, por exemplo, são alguns dos motivos.

Quando é recomendada?

 

A indicação desse procedimento é individualizada, cada paciente tem o momento correto para realizar a cirurgia. A artrose do quadril afeta a qualidade de vida do paciente, causando dores constantes, uso excessivo de analgésicos e problemas para dormir.

Nesses casos, a cirurgia passa a ser recomendada. No entanto, vale ressaltar que é preciso consultar um ortopedista para diagnosticar o problema e avaliar melhor a situação do paciente.

Como é a cirurgia?

A cirurgia pode levar cerca de duas ou três horas, podendo ser mais demorada e consiste na substituição da cabeça do fêmur, mesmo não estando desgastada.

A prótese é fixada ao osso com ou sem o uso de parafusos, podendo ser também cimentada. Tudo depende do tipo de prótese utilizada. Em seguida, encaixa-se a nova cabeça do fêmur, que se conecta ao quadril por meio de uma taça acetabular, também de metal, e de uma superfície de contato, que pode ser de cerâmica ou de plástico polietileno.

A superfície de contato vai fazer o papel de articulação, permitindo a movimentação ampla da prótese. Depois de se certificar de encaixar tudo, o médico finaliza com uma sutura, que pode vir a deixar uma cicatriz de 10 a 15 cm de comprimento.

 

Opções de prótese

 

Existem cinco opções de prótese: cimentada, não cimentada, hibrida, metafisária e a prótese de ressurfacing. Acesse o artigo do Dr. Márcio Pozzi para conhecer um pouco mais sobre  Artroplastia do quadril e tipos de próteses.

O Dr. Márcio Pozzi é um ortopedista e traumatologista especialista em lesões do quadril. Com formação em medicina pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná, residência médica em ortopedia e traumatologia pelo Hospital Universitário Evangélico do Paraná. Ele atende em Curitiba, na Clínica Artro.

Se você é de Curitiba, acesse o site para agendar a sua consulta com o Dr. Pozzi e saber mais sobre esses e outros tratamentos.

Doutor Márcio Pozzi. Ortopedia e Traumatologia Especialista em Cirurgia do Quadril – CRM: 18670

Compartilhe:

Picture of Juliana Lago

Juliana Lago

Comente!

Categorias

Últimos Posts

Orientações
Pré-Cirúrgicas

Preparamos um manual com as principais orientações para que você esteja bem preparado(a) para a sua cirurgia com o Dr. Márcio Pozzi. Clique na imagem ao lado!

Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Ok”, você concorda com a utilização de todos os cookies.