A artrose do quadril é uma doença degenerativa crônica, um desgaste da cartilagem articular do quadril, também conhecida como osteoartrose, osteoartrite ou coxartrose. A cartilagem é o revestimento que possuímos nas articulações, a cartilagem articular dos membros inferiores é responsável pela absorção do impacto.

A coxartrose primaria acomete na maioria das vezes pacientes idosos. Existem diversas condições que causam doenças na articulação, as principais delas são a história familiar e antecedentes genéticos e familiares, que podem estar associados a estas alterações degenerativas e artrose.

A coxartrose secundária pode ter origem em doenças prévias do quadril que geram uma deformidade na anatomia da articulação, a degeneração articular pode estar associada a doenças ortopédicas do quadril na infância, infecções articulares, doenças reumáticas, sequelas de fraturas. O impacto femoro-acetabular também pode ser uma causa de coxoartrose.

A coxartrose pode ser uma condição incapacitante, o quadril é uma articulação de carga, com grande amplitude de movimentos, mesmo pequenas alterações proporcionam a uma perda significativa da função desta articulação.

 

Sintomas

O principal sintoma do paciente com artrose do quadril é a dor. A localização mais comum da dor é na virilha, pode acontecer na parte ântero-lateral do quadril. A dor pode ser irradiada para face interna das coxas e frequentemente pode existir queixas de dor no joelho. Movimentos de rotação do quadril, como cruzar as pernas, calçar meias ou cortar as unhas dos pés, movimentos de entrar e sair do carro podem causar dor.

Outro sintoma comum é a perda de mobilidade.  Pacientes relatam dor ao levantar-se após permanecer por longos períodos sentados. A osteoartrose pode gerar alterações da marcha e claudicação (mancar). É comum episódios de dor noturna.

 

Principais sintomas:

  • Dor no quadril após permanecer durante algum período sentado ou deitado;
  • Dormência ou formigamento nas pernas;
  • Começar a andar mancando;
  • Dor intensa do quadril ao joelho;
  • Dificuldade de movimentar a perna ao início do dia;
  • Dificuldade em fazer alguns movimentos específicos que envolvam o quadril, como alongamentos ou amarrar os sapatos.

 

Diagnóstico

O diagnóstico é realizado com uma radiografia da bacia e do quadril.  Em situações de investigações diagnosticas ou para descartar outras doenças do quadril podem ser necessários exames como tomografia computadorizada ou a ressonância magnética.


Tratamento

O tratamento pode ser cirúrgico ou não cirúrgico (conservador). O tratamento conservador pode iniciar com orientações sobre mudanças hábitos de vida, como perda de peso, prática de atividades físicas de baixo impacto, fortalecimento e alongamentos da musculatura da coxa. Com relação ao tratamento medicamentoso da artrose, as medicações utilizadas servem mais para controle de sintomas do que para modificação da doença. Analgésicos e anti-inflamatórios são usados nas crises de dor (evitar o uso contínuo de anti-inflamatórios). Os suplementos de cartilagem (glicosamina, condroitina ou colágeno) podem ser utilizados no tratamento da artrose com objetivo de manter saudável a cartilagem que existe na articulação, portanto pode ser utilizado em casos iniciais, os resultados do uso destes suplementos são bastante discutidos na literatura médica. Infiltrações articulares de corticoides ou ácido hialurônico (visco suplementação) podem ser usadas para o tratamento da dor na artrose, tem resultados melhores em casos de artrose leve.

Fisioterapia para equilíbrio muscular, atividades com bicicleta, hidroterapia e/ou hidroginástica, atividades de baixo impacto em academias podem contribuir para manutenção da massa muscular.   Estas medidas são apenas maneiras de retardar a progressão da doença e proporcionar um alívio sintomático.

Na falência do tratamento conservador, será indicado o tratamento cirúrgico.  A determinação do tipo de procedimento cirúrgico deve ser individualizada para cada paciente.

A cirurgia mais frequentemente indicada é a prótese total de quadril. Nesta cirurgia é substituída toda articulação do quadril. A prótese total de quadril tem ótimos resultados clínicos. A revista Lancet, uma das mais importantes revistas médicas do mundo, considerou a prótese total de quadril a cirurgia do século XX.

Compartilhe:

Picture of Dr. Márcio Pozzi

Dr. Márcio Pozzi

Ortopedista e Traumatologista Especialista em Cirurgia do Quadril (CRM: 18670).

Respostas de 4

Comente!

Categorias

Últimos Posts

Orientações
Pré-Cirúrgicas

Preparamos um manual com as principais orientações para que você esteja bem preparado(a) para a sua cirurgia com o Dr. Márcio Pozzi. Clique na imagem ao lado!

Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Ok”, você concorda com a utilização de todos os cookies.