A artrose é uma doença que afeta as cartilagens das articulações do corpo, gerando sintomas como inchaço, dor e rigidez nas juntas. Trata-se de um desgaste que atinge os tecidos que possuem a função de proteger as articulações do nosso corpo.
O quadril é uma das principais áreas do corpo humano que é afetada por essa doença, afinal, trata-se de uma estrutura que sustenta grande parte do peso do corpo e está sempre em movimento. Nesse caso, o desgaste desta articulação pode gerar: dificuldades para realizar movimentos simples, dores intensas e sensação de formigamento na região.
Trata-se de uma doença crônica e degenerativa que precisa ser descoberta no seu estágio inicial. Dessa forma, o paciente terá melhores chances de garantir o tratamento mais cedo.
Principais causas da artrose
Bom, além do envelhecimento e do desgaste natural , as outras possíveis causas são: atividades que sobrecarregam as articulações, esportes que requerem movimentos repetitivos, traumas, excesso de peso e histórico familiar.
Essa doença pode ser facilmente confundida com outras e, por isso, muitos diagnósticos são feitos de forma errada (principalmente se não for feito por um especialista). Além disso, há muitos mitos que se espalham na boca do povo e na internet. Sendo assim, preparamos uma lista com as principais dúvidas em relação à doença:
1) Artrose não tem cura
Verdade. A artrose ainda é uma doença que não possui cura conhecida. As vítimas da artrose no quadril podem fazer um tratamento intensivo que amenizará os sintomas, mas não irá curá-las por completo.
As atividades físicas, os medicamentos e a cirurgia são as opções de tratamento que os médicos mais recomendam aos seus pacientes, dependendo do nível em que ela se encontra. Sendo assim, o mais importante nessa situação é ter o diagnóstico precoce! Quanto mais rápido for o diagnóstico, melhor será o tratamento.
2) Apenas idosos sofrem de artrose
Mito! A doença é mais comum entre os idosos, mas pode afetar pessoas de qualquer idade, jovens e adultos. Infelizmente, ninguém está imune de passar por isso, principalmente se estiver acima do peso. O excesso de peso sobrecarrega a articulação e gera o desgaste.
3) Quem tem artrose precisa praticar exercício físico
Verdade. Os exercícios físicos fazem parte do tratamento, inclusive. Eles geralmente precisam ser acompanhados por um fisioterapeuta que irá prestar todo auxílio.
Os exercícios irão ajudar no fortalecimento dos músculos e ossos e diminuem a progressão dos sintomas. Com os músculos fortes e alongados, a sobrecarga sob as articulações diminuiria, pois eles conseguem absorvê-la.
4) É uma doença presente apenas nas regiões articulares do corpo
Verdade. A artrose refere-se ao desgaste e a degeneração que ocorre apenas nas articulações do corpo. Trata-se de uma doença que acomete toda a articulação, podendo incluir músculos, ligamentos e até mesmo os ossos.
5) Artrite e artrose são a mesma coisa
Mito. A artrite é a inflamação das articulações e a artrose é a degeneração, portanto, não são iguais! Além disso, diferente da artrose, a artrite pode acometer outros órgãos, como: olhos, coração e pulmões.
6) Todo caso de artrose é cirúrgico
Mito. Tudo dependerá do nível de progressão da doença. A cirurgia só é indicada em casos mais graves, onde a dor é mais intensa e os sintomas mais severos. Em casos mais simples, a fisioterapia e o uso de medicações já ajudam o paciente a ter uma qualidade de vida bem melhor!
Consulte um especialista.
Bom, como já foi dito anteriormente, para garantir as melhores chances de tratamento, o paciente precisa procurar um médico o mais rápido possível, antes que a doença avance! Sendo assim, para ter a garantia de um diagnóstico certeiro, você precisa procurar um especialista.
O Dr. Márcio Pozzi é ortopedista e traumatologista especializado em lesões e cirurgias no quadril. Trata-se de um médico renomado que possui uma vasta experiência na área,ou seja, você teria a garantia de um tratamento seguro e eficaz! Acesse já o seu site e agende uma consulta.