O desgaste no quadril, popularmente conhecido como artrose no quadril, é caracterizado pelo enfraquecimento da cartilagem das articulações. Por consequência desse desgaste, o quadril não consegue realizar as suas funções principais, sendo assim, os movimentos da articulação ficam restritos.
É importante ressaltar que a artrose e uma doença do desgaste da cartilagem, que se intensifica ao longo do tempo, ou seja pacientes idosos são mais frequentemente acometidos , porém acomete adultos jovens também.
Há formas de atenuar os sintomas desse desgaste. Mas, para isso acontecer, você precisa ficar atento aos primeiros sinais e procurar um especialista assim que possível, pois o tratamento deve começar no estágio inicial.
Os principais sintomas do desgaste no quadril
Bom, com o objetivo de te deixar mais por dentro do assunto, separamos uma lista com os 4 principais sintomas do desgaste no quadril. São eles:
- Dor na região da virilha: trata-se do principal sintoma do desgaste. A dor pode ir da região da virilha até a parte da frente do quadril, podendo alcançar partes da região da coxa.
- Dor ao agachar e levantar: outro sintoma muito comum. Como já foi dito no item anterior, a dor pode atingir outras áreas do corpo, incluindo a coxa, a lateral do quadril e as nádegas. Por consequência disso, movimentos simples como “agachar e levantar” também são atividades bem dolorosas.
- Perda de mobilidade: o quadril perde aos poucos a sua capacidade funcional, tornando-se rígido, dificuldades para colocar meias e cortar unhas dos pés são bastante comuns.
- Sensação de crepitação no quadril: são estalos que ocorrem durante a movimentação do quadril. Eles podem ser bem desconfortáveis e, em alguns casos, dolorosos.
Formas de prevenir o desgaste no quadril
Caso não tenha apresentado nenhum dos sintomas listados acima, não relaxe ainda. Infelizmente, todas as pessoas que possuem mais de 45 anos estão suscetíveis à artrose, então esse é o momento de buscar métodos de prevenção.
A principal forma de prevenir essa condição é por meio da dieta balanceada, pois você estaria proporcionando o melhor funcionamento do organismo e ainda estaria evitando o excesso de peso (uma das principais causas da artrose).
Além disso, busque sempre manter a sua vida ativa! As atividades ajudam a ganhar músculos e auxiliam tanto no fortalecimento quanto na estabilidade das articulações, ou seja, são a peça chave para prevenir lesões e possíveis dores no quadril.
Principais tratamentos
O tipo de tratamento vai depender do nível de desgaste que o paciente apresenta. Em casos mais leves, o tratamento pode consistir em: fisioterapia, orientações relacionadas à postura, uso de analgésicos e anti-inflamatórios, dependendo do caso, perda de peso.
Contudo, se o nível de desgaste for mais agressivo, a solução mais indicada é a cirurgia de prótese total de quadril (conhecida como artroplastia de quadril). Nesse procedimento, as articulações danificadas são substituídas por um implante artificial.
Procure um especialista!
Se estiver apresentando qualquer sinal de desconforto ou dor na região do quadril, já sabe o que deve fazer, né? Procure um ortopedista o mais rápido possível! E claro, nesse caso, você precisa procurar o Dr. Marcio Pozzi.
O Dr. Marcio Pozzi é ortopedista e traumatologista especializado em lesões e cirurgias no quadril, sendo assim, ele tem a experiência necessária para garantir a você o melhor tratamento possível. O Dr. analisará todos os seus sintomas e verá o melhor tipo de tratamento para o seu caso.
Acesse o site do Dr. Marcio Pozzi e agende já a sua consulta! Além disso, lá você também encontrará conteúdos completos e super detalhados sobre outras patologias que atingem a região do quadril, então não deixe de conferir.



