O tratamento por ondas de choque (T.O.C) é um método terapêutico alternativo para tratar patologias crônicas dos tendões, calcificações, dores miofasciais e fraturas com retardo ou não união óssea.
No caso das patologias do quadril o tratamento é indicado nas situações da síndrome trocantérica dolorosa, que é um conjunto de problemas como tendinites de glúteos e bursites do quadril. Nas tendinites de quadril é comum ocorrer as situações de tendinites calcificadas, em que é indicado o tratamento com terapia por ondas de choque.
Inúmeros pacientes tratados com T.O.C demonstram melhora nos sintomas já no intervalo entre as aplicações e em muitos casos a melhora pode acontecer após 30 dias do término do tratamento.
A terapia por ondas de choque só deve ser realizada após indicação e prescrição médica, com avaliação que inclui exames clínicos e de imagem. É importante lembrar que esta terapia é utilizada de maneira alternativa, quando os pacientes não apresentam melhora do quadro de dor com métodos convencionais como fisioterapia, fortalecimento, infiltrações etc. Nestes casos resistentes ao tratamento, a terapia por ondas de choque é uma boa indicação.