O quadril é uma articulação complexa e muito importante para o nosso corpo. É graças a ela que conseguimos realizar algumas atividades básicas do nosso dia a dia, como sentar, correr, pular, cruzar as pernas ou vestir um sapato.
Essa articulação é responsável por unir o osso da coxa, o fêmur, com a bacia, ou pelve, e um osso chamado acetábulo e é uma parte muito importante do corpo. Por isso, é essencial para a nossa qualidade de vida que o quadril esteja funcionando bem.
O quadril é mais do que apenas uma junção entre o fêmur e o acetábulo. Ele também é formado por várias estruturas e pode sofrer diversos tipos de lesões, gerando diversos sintomas. Continue a leitura para conferir algumas das principais doenças que afetam a região.
1. Artrose do quadril
A artrose do quadril é uma doença degenerativa crônica, um desgaste da cartilagem articular do quadril, também conhecida como osteoartrose, osteoartrite ou coxartrose. O principal sintoma do paciente com artrose do quadril é a dor. A localização mais comum da dor é na virilha.
2. Impacto Femoro Acetabular
O impacto fêmoro-acetabular (IFA) é caracterizado por alterações na anatomia da cabeça e colo do fêmur e do acetábulo (local onde o fêmur encaixa na bacia) que podem causar lesão no labrum acetabular. A dor pode ser sentida na região anterior do quadril, muitas vezes não sendo palpável e relatada como uma dor interna ou profunda.
3. Necrose na cabeça femoral
A osteonecrose da cabeça femoral, ou necrose avascular da cabeça femoral, é causada por distúrbio de sua vascularização. A consequência final da osteonecrose é uma fratura por insuficiência do osso da cabeça femoral abaixo da cartilagem. A dor no quadril é o principal sintoma e pode ter início súbito e ter muita intensidade.
4. Bursite no quadril
É uma inflamação da bursa, localizada na porção lateral do quadril, serve de proteção para a parte mais proeminente do fêmur “o trocânter”. Estas alterações resultam em dor na face lateral da coxa e muitas vezes com irradiação para nádega e joelho. Um dos principais sintomas é a dor localizada na região lateral do quadril, que piora com a palpação dessa região.
5. Tendinite no quadril
Também conhecida como síndrome da grande trocânter, a tendinite no quadril é uma condição bastante comum em pacientes do sexo feminino acima dos 50 anos de idade. Geralmente, se manifesta acompanhada de outros problemas, causando dores na região lateral, bastante incômodas ao indivíduo.
6. Pubalgia
A causa da pubalgia está relacionada ao desequilíbrio entre a musculatura do reto abdominal e dos adutores na região da pube. A principal queixa é a dor na parte inferior do abdômen (pube) e região inguinal (virilha), nos homens pode haver dor e desconforto escrotal.
Todas essas doenças devem ser tratadas por um ortopedista especialista de quadril. Além disso, um diagnóstico correto e preciso associado a um tratamento adequado para cada uma dessas patologias é essencial para restabelecer a função do quadril e ter uma vida saudável e sem dor.
Quer saber mais sobre Ortopedia e tratamentos no quadril? Acesse o site do Dr. Márcio Pozzi, ortopedista especialista em quadril com vasta experiência em tratamentos de diferentes tipos de lesões, doenças e procedimentos na região, como artrose no quadril, impacto femoroacetabular, necroses, bursites, tendinites e pubalgia e artroscopia.
Doutor Márcio Pozzi. Ortopedia e Traumatologia Especialista em Cirurgia do Quadril – CRM: 18670